domingo, 23 de maio de 2010

Embora às vezes considerado como o primeiro e mais influentes arquitectos do modernismo nórdico, um exame mais aprofundado dos fatos históricos revela como Aalto (enquanto um pioneiro na Finlândia), seguidos de perto e tive contatos pessoais com outros pioneiros na Suécia, em particular Gunnar Asplund e Sven Markelius. Mas o que eles e muitos outros dessa geração nos países nórdicos tinham em comum era que começou com uma educação clássica e pela primeira vez em projetar o estilo chamado Classicismo nórdicos antes de mover-se, no final de 1920, para o Modernismo. No caso de Aalto, isso é sintetizado pela Biblioteca Viipuri (1927-1935), que passou por uma transformação a partir de uma proposta originalmente clássica competição entrada para o edifício concluído alta modernista. Sua abordagem humanista está em grande evidência lá: o interior exibe materiais naturais, cores quentes, e as linhas ondulantes. O projeto Biblioteca Viipuri durou oito anos e, durante esse mesmo tempo, ele também projetou o Turun Sanomat Building (1929-1930) e Sanatório Paimio (1929-1933): assim, o primeiro edifício Turun Sanomat anunciou Aalto mover em direção ao modernismo, e isso foi, então, transitar tanto no Sanatório Paimio e no projeto em curso para a biblioteca. Mas embora o Turun Sanomat Construção e Paimio Sanatório são comparativamente puro obras modernistas, mesmo que realizadas as sementes do seu questionamento de tal abordagem e uma mudança para uma atitude mais ousada, sintético.

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